Porque é que temos 'dor de burro'?

Porque é que temos 'dor de burro'?, noticia, dores, burro, preguiça, 2022

 Já alguma vez ouviu falar da famosa 'dor de burro'? Trata-se se de uma dor abdominal relacionada com o exercício e é, até hoje, um problema de causa desconhecida, mas muito comum. 

    Segundo João Torres, médico especialista em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Lusíadas Porto, esta condição afeta, sobretudo, os praticantes de corrida e de equitação. É "uma dor localizada, que é mais comum nas regiões laterais médias do abdómen, ao longo do rebordo costal, embora possa ocorrer em qualquer região do abdómen. E pode também estar associada a dor no ombro, região inervada pelo nervo frénico", explica o especialista, citado pelo portal Lusíadas. 

    Apesar de não existirem certezas sobre a sua origem, há várias teorias. Veja abaixo as mais comuns:

    • Isquemia do diafragma, ou seja, má irrigação sanguínea do músculo que divide a cavidade torácica da região abdominal;
  • Stresse sobre os ligamentos viscerais de suporte que prendem os órgãos abdominais ao diafragma;
    • Isquemia gastrointestinal;
    • Cólicas da musculatura abdominal;
    • Dor isquémica resultante da compressão da artéria celíaca - da qual saem as artérias responsáveis pela vascularização dos grandes órgãos abdominais, estômago, fígado, duodeno, baço e pâncreas - pelo ligamento arqueado mediano do diafragma;
    • Irritação dos nervos espinhais, que ligam a medula espinhal aos músculos esqueléticos do tronco;
    • Irritação do peritoneu parietal, membrana serosa que cobre as paredes anteriores e laterais do abdómen e que, em conjunto com peritoneu visceral, protege toda a cavidade abdominal.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUB